Paula Roberta Psicóloga

Doses de autocuidado, reflexões e estilo de vida, com leveza, calma e presença.


Como identificar as emoções e sentimentos

autoconhecimento

Emoção e sentimento são coisas distintas. Você sabe diferencia-las?

  • Durante a vida aprendemos de maneira equivocada a dividir nossas emoções e sentimentos em bons ou ruins e acabamos evitando a todo custo não sentir ou no mínimo esconder quando estamos experimentando e vivenciando algumas situações, consequentemente acabamos não expressando e nem lidando com eles de maneira correta. As emoções não devem ser evitadas, mas sim compreendidas e vivenciadas.

O que são emoções e quais são elas?

As emoções são uma resposta rápida a algum estímulo do ambiente. Um estímulo, seja na forma de um som, uma imagem, um cheiro ou um toque, ao entrar o nosso cérebro elas nos permitem dar respostas rápidas em diferentes situações como as de risco, por exemplo. As cinco emoções básicas, vivenciadas por qualquer ser humano são: alegria, medo, tristeza, nojo e raiva.

 Já assistiu o filme Divertida Mente? Se você tem filhos pequenos com certeza já deve ter visto. A animação apresenta as nossas emoções de uma maneira muito leve e didática. Se você ainda não assistiu, recomendo que tire um tempinho para ver esse filme e perceber a função de cada emoção.

Cena do filme: Divertidamente

Emoção e sentimento são coisas diferentes.

Como descrevi a cima a emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento, não tem filtro, simplesmente chega e você reage de imediato. Por exemplo, imagine uma situação na qual um animal grande começa a correr atrás de você. Antes de qualquer outra coisa, mesmo da consciência, surge o medo (que é uma emoção). Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Um ótimo exemplo de sentimento é o amor. Ele é um sentimento nutrido e construído ao longo do tempo, não é algo que você sente por outra pessoa instintivamente. Você olha, da atenção, cuida, tem na sua mente um conjunto de percepções sobre aquela situação ou sobre aquela pessoa e é esse conjunto de percepções que faz com que você tenha uma atitude amorosa e de afeto com relação aquela pessoa. Então veja da mesma forma que você pode construir uma percepção afetiva você também pode desfazer/ desconstruir essa percepção. Quando uma relação termina não podemos dizer que nunca houve amor, mas em algum momento ele deixou de ser nutrido. Ou seja, emoção é uma reação, sentimento é uma construção.

Relação entre emoção e sentimento

Uma vez que são as emoções que dão origem aos sentimentos, esses dois tipos de reação estão totalmente relacionados entre si. Da mesma forma que uma emoção desperta um sentimento, um sentimento é capaz de gerar mais emoções. O sentimento é a tomada de consciência das emoções. O sentimento surge quando percebemos uma emoção (reação química) no nosso corpo e precisamos nomeá-la para interpretar o que está acontecendo. ( A emoção da origem ao sentimento.)

É importante entender que cada pessoa interpreta suas emoções de acordo com o significado que dá para cada acontecimento. Ou seja, o mesmo evento emocional gera diferentes sentimentos em cada pessoa.

O que é inteligência emocional?

Apesar de não ter introduzido o conceito de inteligência emocional, Daniel Goleman, psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, é o grande responsável por popularizá-lo. Goleman descreve a inteligência emocional como ser capaz de perceber suas emoções, saber nomeá-las, entendendo seus gatilhos, para então desenvolver formas de lidar com elas.

Por que desenvolver inteligência emocional

Emoções como medo, raiva, tristeza e alegria fazem parte do desenvolvimento e como vimos contribuem diretamente para a sobrevivência do ser humano. Quando bem direcionadas, servem para impulsionar e proteger a pessoa de diversas situações do dia a dia.

  • Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e desenvolver suas emoções.
  • A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada por meio da construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.
  • Inteligência Emocional permite que você escolha como vai reagir diante das situações e conflitos do dia a dia.

Quando estiver sentindo alguma coisa, considere as perguntas:

  • O que é esse sentimento?
  • O que esse sentimento está me dizendo sobre essa situação?
  • Por que esse sentimento está acontecendo agora?

Expressando seus sentimentos

  • A intensidade dos meus sentimentos corresponde à situação?
  • Tenho vários sentimentos aos quais preciso prestar atenção?
  • Que interpretações ou julgamentos estou fazendo sobre esse evento?
  • Quais são as minhas opções para expressar meus sentimentos?
  • Quais são as consequências de cada opção para mim?
  • Quais são as consequências de cada opção para os outros?
  • Que resultado estou esperando?
  • O que eu quero fazer?
  • E se eu não fizer nada?

Para refletir e praticar:

  • Mesmo fazendo algo como respirar fundo ou dar um passeio para pensar pode ser uma maneira de responder aos seus sentimentos. Lembre-se de que você tem muitas opções para expressar emoções.
  • No momento em que você identifica as suas emoções e seus sentimentos, você pode evitar comportamentos negativos.


5 respostas para “Como identificar as emoções e sentimentos”.

  1. PARABÉNS Paula Roberta!!
    Excelente texto para refletirmos sobre NOSSAS emoções!!

    Curtir

  2. Paula admiro muito você. Grande abração da prof Rosangela.

    Curtir

  3. Parabéns Paula sem dúvida uma ótima reflexão.

    Curtir

  4. Oii querida…
    Parabéns por este blog…
    Vc sabe muito das diferentes emoções e sentimentos… e saber lidar com elas…
    Mas estamos sempre em constante evolução e temos q aprender muito na nossa vida…
    Grande abraço

    Curtir

  5. Avatar de marcia-jvogel@educar.rs.gov.br
    marcia-jvogel@educar.rs.gov.br

    Paula, parabéns por esse blog! Excelente conteúdo!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

sobre mim

Olá! meu nome é Paula Roberta dos Santos Rigon, sou psicóloga, faço atendimento clinico na modalidade online, CRP 07/39259.

Neste espaço faço reflexões sobre a vida, exponho aprendizados, vivencias e experiências pessoais, dialogo sobre autoestima, autocuidado, relações e autorresponsabilidade. Também tem muitas informações, a fim de prevenir o adoecimento emocional, viver com mais qualidade de vida, saúde, leveza, calma e presença.

Entre em contato para tirar suas dúvidas e agende sua sessão.

Newsletter

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora