Paula Roberta Psicóloga

Doses de autocuidado, reflexões e estilo de vida, com leveza, calma e presença.


Como lidar com os erros

Trago aqui 5 dicas práticas para você lidar com os seus erros e seguir em frente depois disso.

Início afirmando a você que se você é humano: Você vai errar. Todos erramos, e erraremos em algum momento das nossas vidas. Enquanto alguns são simples e fáceis de resolver, outros repercutem por um longo período e de maneiras indesejadas, podendo até ser irreversíveis. Sejam quais forem as circunstâncias, precisamos lidar com as consequências dos erros cometidos. Muitas pessoas tem dificuldade de aceitar, entender e aprender com os seus erros, elas deixam as consequências se acumularem e se transformarem em uma bola de neve, gerando sentimentos como magoa, culpa e ressentimento, portanto é preciso realizar uma análise profunda das suas ações ou ter uma conversa sincera com quem foi afetado pelos seus erros. Embora as consequências dos nossos erros possam ser desagradáveis, elas são um caminho para o nosso crescimento pessoal. E podemos sim, aprender com os nossos erros. As consequências dos nossos erros não desaparecem simplesmente porque fingimos que elas não existem. Não ser capaz de admitir a existência delas acaba causando ainda mais problemas às pessoas envolvidas.

“Não tenha medo de cometer erros, tenha medo de não aprender com eles.” Haemin Sunim

Ao se abrir para analisar o porquê daquele erro ter acontecido, você consegue identificar quais foram as decisões e atitudes equivocadas, as quais podem ter sido tomadas no calor do momento ou não terem levado em consideração as circunstâncias da situação.

A vida precisa seguir após os erros!

AUTOCONHECIMENTO E INTELIGENCIA EMOCIONAL

Os nossos erros podem passar por nossa mente como um filme centenas de vezes. Podemos passas horas, e até meses ruminando em cima desses erros. É difícil se afastar dessas memórias e enxergá-las com um olhar lógico, porque junto dessas memorias vem sentimentos de magoa, tristeza, raiva, constrangimento, Nesse momento, precisamos nos lembrar de que somos muito mais do que os nossos erros. Somos os nossos acertos e erros, vitórias e derrotas, defeitos e qualidades.  O autoperdão precisa ser exercitado para adquirimos a capacidade de analisar os nossos erros com compaixão em vez de julgamento.

Entre as atitudes que você pode tomar para conseguir lidar com os seus erros estão:

1 – Reconheça sua responsabilidade pelos erros cometidos. 

 Somos muito ágeis em culpar os outros pelos problemas que estamos vivenciando. Porém, o primeiro passo para recomeçar após o erro é reconhecer também suas próprias falhas. Autorresponsabilidade é a peça chave.

No processo terapêutico, podemos utilizar de uma ferramenta junto com o paciente, que é o gráfico de participação, aonde juntos, descrevemos a situação problema e qual o seu nível de participação, responsabilidade pelo ocorrido, fica mais fácil de perceber e analisar que por menor que seja, também somos responsáveis por algumas situações que nos acontecem.

2 – Observe atentamente: 

Analise de maneira objetiva e trace estratégias para evitar de cometer os mesmos erros no futuro. Para facilitar esse exercício, você pode imaginar se fosse outra pessoa, um amigo que cometeu o mesmo erro e avaliar o que aconteceu de uma posição mais confortável, principalmente se estiver com medo de encarar as consequências.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Qual foi o erro dessa pessoa?
  • Quais ações cometidas por ela contribuíram para o erro?
  • Quais foram as consequências dessas ações?
  • O que essa pessoa deveria ter feito para evitar essa situação?
  • Como esse erro pode ser evitado no futuro?
  • Quais conselhos você daria para essa pessoa

3 – Aceite as consequências, mas lembre-se, você não é seu erro.

Prepare-se para aceitar o pior se for preciso. Aceite as consequências necessárias mas, não se culpe excessivamente por suas decisões, principalmente quando são tomadas precipitadamente. Autopunição e ficar se martirizando não irá ajudar. Lembre-se seus erros não te definem.

Se punir por ter errado não contribui para que a situação seja resolvida, não é mesmo?! Você pode tomar novas atitudes para corrigir os seus erros se assim possível. As comportamentos seguidas após o erro falam muito mais sobre quem você é e quais valores considera importante.

Seus altos e baixos emocionais não te definem. O seu legado acontece durante o que você faz em meio ao altos e baixos.

4 – Reconstrua, busque remediar a situação

Depois de reconhecer, analisar e pensar estratégias para gerenciar a crise causada pelo erro, é preciso ativamente buscar remediar a situação. reflita sobre a situação e os sentimentos negativos que você pode ter desencadeado sem querer. Em seguida, considere o que você pode fazer ou dizer para amenizar o desconforto de todas as partes envolvidas. Tenha paciência e seja compreensível o perdão e o processo de confiança leva tempo para ser alcançado novamente após o erro.

5 – Mude!

Existe aquele ditado popular, “ errar é humano, mas permanecer no erro é burrice.” então procure modificar a maneira como você normalmente faz as coisas. Analise quais dos seus comportamentos e pensamentos corroboraram para o erro e reflita se eles são recorrentes ou não. Você pode questionar pessoas de confiança sobre isso para aprofundar a sua reflexão.

Depois, procure tomar atitudes distintas na próxima vez que se encontrar em uma situação semelhante àquela que você cometeu o erro.

Se tiver muita dificuldade para fazer mudanças em seu estilo de vida, procure a ajuda de um profissional psicólogo. A terapia é uma alternativa excelente para quem não tem familiaridade com a reflexão e, consequentemente, não consegue mudar hábitos e comportamentos prejudiciais.



Deixe um comentário

sobre mim

Olá! meu nome é Paula Roberta dos Santos Rigon, sou psicóloga, faço atendimento clinico na modalidade online, CRP 07/39259.

Neste espaço faço reflexões sobre a vida, exponho aprendizados, vivencias e experiências pessoais, dialogo sobre autoestima, autocuidado, relações e autorresponsabilidade. Também tem muitas informações, a fim de prevenir o adoecimento emocional, viver com mais qualidade de vida, saúde, leveza, calma e presença.

Entre em contato para tirar suas dúvidas e agende sua sessão.

Newsletter

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora